A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Rio das Ostras dá mais um passo na inclusão educacional.
- tiaocaetanofalario
- 10 de jul.
- 1 min de leitura

Cerca de 50 profissionais da Rede Municipal de Ensino aprendem técnicas do Sistema Braille, possibilitando um aprendizado acessível para servidores e alunos. A qualificação é ofertada na modalidade semipresencial no Núcleo de Gestão Pedagógica (Nugepe), pelo Departamento de Formação Continuada.
No curso “Braille: leitura e escrita, estratégias, adaptações e suas tecnologias para serem usadas com o aluno”, os participantes aprendem a grafia do Braille, incluindo palavras, números, símbolos e acentuação.
A qualificação aborda, ainda, a adaptação de materiais didáticos e objetos do cotidiano. O objetivo é promover a autonomia de pessoas cegas ou com baixa visão dentro do contexto escolar, estimulando a inclusão na sala de aula e na vivência do estudante em sociedade.
“O curso oferece uma alternativa de aprendizado acessível e eficaz. A formação contribui para qualificação do servidor e, assim, possibilita a melhoria da qualidade de vida do aluno com deficiência visual, favorecendo sua autonomia, competência e participação ativa na sociedade”, destacou o Gerente do Departamento de Formação, Arildo dos Santos Amaral.
FORMAÇÃO CONTINUADA – Os profissionais da Educação de Rio das Ostras interessados em adquirir novas qualificações devem ficar atentos à Plataforma da Formação Continuada (https://educacao.riodasostras.rj.gov.br/formacao-continuada).
As atualizações sobre cursos e conteúdos também podem ser adquiridas pelo grupo de WhatsApp gerido pelo setor. Para fazer parte do grupo, os profissionais devem clicar no link https://chat.whatsapp.com/HoiZGO69L0zLancEBCRFKy ou acessar QR Code, já disponível nas plataformas da Educação






Comentários